Contradição | Virgílio Nogueiro Gomes

Não há nenhuma contradição. O nome apenas é provocatório pois, depois da primeira entrada, esquecesse o nome e só temos olhos e apetite para o que vem para a mesa. Nos últimos anos surgiram em Bragança vários estabelecimentos de restauração que acompanham, na modernidade, o que de melhor se faz em Portugal. Estive recentemente em Bragança e tive a oportunidade de fazer duas refeições muito agradáveis no Contradição. A fórmula “Gastro Bar” é utilizada para restaurantes que pretendem uma solução mais descontraída de refeições e têm habitualmente propostas para petiscos ou pratos a partilhar. As respostas culinárias são sempre muito cuidadosas, mas que nos remetem para tradições ou sabores que conhecemos ou fazem parte das nossas lembranças. Este local tem a maestria culinária de renome, o famoso G, G de Gonçalves, G de Geadas, de Pousada e obrigatoriamente de estrela Michelin. Os irmãos Geadas, como eu gosto muito que lhes chamem, Óscar e António Luis são o fruto de uma vida dos Pais em restaurantes, e que, depois de se estrearem com o restaurante G Pousada, e aí obterem a estrela Michelin, decidiram criar um restaurante mais leve ou informal cabendo ao cliente a escolha sequencial das iguarias e a sua partilha. Não pensem que descuraram os preceitos e rigores culinários. Por isso o sucesso, neste ano que é necessária muita coragem para abrir um restaurante.

No interior muralhado do castelo de Bragança numa viela com ar medieval surge o Contradição. Uma sala que parece pequena, com a cozinha inteiramente à vista, e depois uma sala / esplanada que duplica a capacidade da primeira sala onde está a cozinha. O espaço é cheio de detalhes decorativos que nos lembram a região onde nos encontramos e até os individuais de serviço, colocados sobre a mesa, apenas escritos em mirandês com provérbios e dizeres locais. O serviço de mesa surge descontraído, mas muito atento e eficiente. Sobre a comida não farei comentários pois a execução culinária é perfeita e a criação dos pratos é muito agradáveis e sem surpresas, levando-nos a reconhecer os produtos ou as confeções.

Para além dos elogios à cozinha, também o serviço de mesa tem de ser elogiado. Excelente lista de vinhos com participação especial de vinhos da região. Quanto a preços: uma agradável surpresa. Já estou pronto para voltar.

Virgílio Nogueiro Gomes em virgiliogomes.com